sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O reino Iorubá

                                                               
             O reino Iorubá 


 Os iorubás ou iorubas , são um dos maiores grupo étno-linguístico ou grupo étnico na África Ocidental, composto por 30 milhões de pessoas em toda a região.
A maioria dos iorubás falam a língua iorubá . Vivem em grande parte no sudoeste do continente; também há comunidades de iorubás significativas no Benim, Togo, Serra Leoa, Cuba, Republica Dominicana e Brasil. 
                                     


                                               Religião 

A religião tradicional yorubá envolve adoração e respeito a Olorun ou Olòdùmarè, o criador, dos Orixás e dos antepassados, Olorun (o dono do céu), ou Olòdùmarè é o Deus supremo dos yorubás, ele é o criador, é invocado em bênçãos e em certas obrigações, mas nenhum santuário existe para ele, nenhum sacerdócio organizado.
A maioria dos iorubás é cristã, com os ramos locais das igrejas Anglicana, Católica, Pentecostal, Metodista, e nativas de que são adeptos. O islamismo inclui aproximadamente um quarto da população iorubá, com a tradicional religião iorubá respondendo pelo resto. Os iorubas têm uma história urbana que data de 500 d.C. As principais cidades iorubás são Lagos, Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè.



Os yorubás, também, crêem que os antepassados interferem diariamente nos eventos da terra. Em algumas cidades são feitos festivais anuais, onde cada Egungun dança, e é festejado. Como já vimos os yorubás, são um povo com uma cultura muito rica. Eles superaram muitos obstáculos para alcançar o ponto em que estão hoje. A sua cultura e história podem ser vistas ao longo do mundo, especialmente as convicções religiosas, em outras palavras, os yorubás são dos mais influentes povos do mundo.


Outra explicação que se faz a respeito do aparecimento das divindades seria que Oxalá ou Obatalá, deus da criação instalou o seu reino em Ifé, lugar sagrado dos yorubás. Fala-se que Obatalá tinha um irmão mais jovem chamado Oduduwa, que ambicionava executar as tarefas que Olòdùmarè confiou a Obatalá e, para tanto, fez um ebó, contando com a colaboração de Esu (Exu), que armou uma cilada, provocando muita sede em Obatalá, que se encontrava bastante cansado da viagem. Ao se aproximar de uma palmeira, usando seu cajado, furou a dita palmeira e bebeu o emu ( vinho de palma) que jorrava. Exausto embriagou-se rapidamente e ali mesmo deitou e adormeceu. Oduduwa que vinha de espreita na retaguarda, passou à sua frente, e tornou-se fundador dos povos yorubás.



                                                     Culinaria do reino Iorubá 

Acarajé, bolinho de feijão fradinho frito no azeite-de-dendê, moquecas - cozidas com leite de coco, azeite de dendê com peixe, camarão e siri mole; e bobó de camarão Entre as especialidades africanas, destaque para o Ebubu Fulô - feito com peixe, leite de coco, camarão fresco defumado e acompanhado de purê de banana-da-terra e arroz. Para a sobremesa, há diversas opções caseiras como a cocada mista ou o doce de banana.
                 

                       Modelo  de organização dura  séculos 

Os tecidos de ráfia e algodão,as jóias de ouro, as cerâmicas decoradas e as grandes e populosas cidades eram características de uma civilização eminentemente urbana. Seu eixo econômico e
militar estava assentado sobre o uso do cavalo, que foi introduzido a partir do
norte do continente.
A unidade política da região se  baseava na suposta unidade mítica originária de todos os Iorubá. Estes constituiriam, assim, uma grande família, dirigida por chefes religiosos e
sociais.
Na sociedade, cada Iorubá tinha  seu lugar respeitado e sua função definida, sem problemas. Prova disso é que  esse modelo de organização social durou séculos.
Sem dúvida, os distintos Estados Iorubás possuíam diferenças em termos de formas de governo. No Estado de Oyo, considerado modelo das estruturas político-militares Iorubás, o rei – Alafin
- governava com poderes semelhantes aos de uma divindade. Era escolhido entre os sucessores por um conselho de sete sábios – os Oyo Mesi -, que exerciam a função de ministros.
Em Ifé quem mandava era o rei - Oni -, assessorado pelos Obá (chefes). A posição que cada
chefe ocupava dependia da suposta data de fundação de sua respectiva
comunidade.
O Oni representava o ponto mais alto de toda autoridade política e religiosa, por ser descendente direto do Herói Primeiro, Oduduwa, que era, por sua vez, instrumento do Ser
Supremo. Mesmo tendo vida autônoma, as diversas comunidades tributavam  homenagens à supremacia de  Oni.

Em Benin houve um período de administração republicana e, em seguida, uma dinastia de reis originários de Ifé. Por volta de 1485-86, sob o reinado de Oba Ozolua, chegou a Benin um
português, Alfonso de Aveiro, o qual, ao retornar a Lisboa, levou consigo um embaixador de Oba. Tiveram início, assim, relações comerciais estáveis entre os dois países. 
                                        




                                     Cultura  Iorubá povo de comerciantes e artistas  


Os Iorubá habitam o sudoeste da  Nigéria, onde são entre 12 e 14 milhões, e o sul do Benin (cerca de 1 milhão). A maioria vive em cidades com mais de 20 mil habitantes. Uma das mais importantes civilizações da história africana.

 Os reinos Iorubás floresceram ao sul do rio Níger. Suas origens encontram-se numa antiga população indígena que tinha como centro a cidade de Ifé. Depois chegaram os conquistadores, guiados por Oduduwa, o legendário antepassado fundador.

Os filhos de Oduduwa iniciaram as diversas dinastias Iorubás que se instalaram na região entre os anos 600 e 900 da nossa Era, provenientes provavelmente do Alto Nilo.

Alguns especialistas afirmam que a cultura Iorubá tem parentesco com a egípcia, e outros, com a da Núbia.
Ambas as opiniões consideram também a possibilidade de que, através da Abissínia (região onde fica a atual Etiópia), a cultura Iorubá tenha parentesco com a helenista.

Há, por fim, os que sustentam que Ifé, cidade santa dos Iorubá, seja Ufa, a cidade mencionada na bíblia onde  os fenícios adquiriam ouro a pedido do rei Salomão. Até hoje, no entanto, nenhuma
das hipóteses foi comprovada.


                                                     
Embora os recursos naturais da Nigéria incluem vastasmontantes das reservas de petróleo e gás, o país sofre  da pobreza. A Nigéria tem sofrido guerras e  agitação civil desde que se tornou uma nação independente.
Anos de regimes militares e da corrupção política deixaram o país com problemas econômicos. A Nigéria tem uma das maiores populações de todos  os países Africano com um 104 estimada milhões de pessoas. Cerca de 60 por cento das populações
vivem em áreas rurais. No entanto, as capitais estão lotados, como resultado de pessoas que abandonam o
campo em busca do desenvolvimento social e econômico bem-estar. Embora a agricultura é um importante
parte da economia da Nigéria é difícil para o país para produzir alimentos suficientes para manter-se com o rápido crescimento populacional. Embora a Nigéria ainda exportações de bens que deve importar também alguns dos alimentos do país, a fim de alimentar todos os do seu povo. Em 1999 foram realizadas eleições democráticas e Olusegun Obasanjo foi eleito. Há uma esperança que sua liderança se transformará a economia da Nigéria  ao redor. Mesmo assim, o país ainda tem muitos desafios a superar antes de poder obter um forte economia.
Grandes Reinos 


No século 18, os países europeus foram começando a criar colônias em todo o mundo.
Os europeus estavam levando os moradores da África Ocidental e trazê-los para o Novo Mundo a ser escravos nas novas colônias. Os ingleses vieram para Yorubaland em 1852. Em 1884, as nações européias
estavam reunidos para discutir como eles desmembramento da África em colônias diferentes. Os britânicos
foi reconhecido o direito do outro Europeia nações a colonizar Yorubaland e, em 1893 Yorubaland tornou-se parte de um maior colônia conhecida oficialmente como a Nigéria. Em 1960, a Nigéria tornou-se um país independente. Dez milhões de iorubá eram conhecidas vivem na Nigéria nesse momento, entre muitos outros grupos étnicos. Hoje, o iorubá continuar muitos dos seus  modos de vida tradicionais. Iorubá Muitos vivem em grandes vilas e cidades, e muitas cidades ainda estão baseados sobre as habitações família de compostos. Lagos é a maior cidade da Nigéria, e mais dez milhões de pessoas vivem lá, incluindo um grande iorubá população.


                                                    Crenças Religiosas

As crenças tradicionais iorubás ver o mundo feito de dois reinos ligados. O mundo visível da
viver é chamado Aye, o mundo espiritual do Orisas, os antepassados e os espíritos, é chamado de Orum.
Ase é a força vital que é dado a tudo por o Criador do universo. Ase está em tudo: plantas, animais, pessoas, orações, canções, rochas, e rios. A existência é dependente de  Ase porque é o poder de fazer as coisas acontecerem e mudança.
Os iorubás acreditam no Criador que governa todo o universo, juntamente com muitos outros deuses
que servem embaixo dele. O Criador do universo é chamada de Olorun. Olorun vive no céu e é considerado o pai de todos os outros deuses. Olorun é o único deus que nunca viveu na terra. Olorum é o deus supremo e não tem grupo especial de adoradores ou santuários, como o outros deuses fazer.O culto iorubá pessoas com mais de quatrocentos diferentes divindades. Esses deuses são chamados Orisas. Alguns dos Orisas são adorados por todos os Iorubá. Outros deuses são adorados apenas por alguns cidades ou famílias. Cada pessoa é determinado ou recebe uma divindade especial para adoração. Uma pessoa geralmente adora a Deus de seu pai, mas alguns adorar o Deus de sua mãe. Algumas pessoas são contatado por um deus particular em seus sonhos e são instruídos a adorá-los.

A s pessoas não dispõem de ferramentas para cultivar a  terra que vivem. E a confiança nos deuses. em Ogun, para limpar os caminhos com facão . Sango é o Deus do Trovão. no céu e ele cria o trovão que vem para a Terra. Seus raios matam aqueles que ofendem, Ele é marido de Oya, a deusa do rio Niger. Ela vem para a terra como um vento forte Sango lança parafusos antes de sua iluminação baixo na terra. Oya tem o poder de explodir os telhados das casas e as árvores. Todos os povos iorubás fazem oferendas aos
deuses. Cada deus tem suas comidas favoritas que uma pessoa pode deixar em santuário do Deus,
Há muitas divindades importantes iorubá. Esu atua como mensageiro para as outras divindades. Ifá é o deus da adivinhação. Ifá é um grande sábio, e ele age como o intérprete entre os deuses e os humano.

A adivinhação é um método de resolver problemas e predizer o futuro. Tem existido por milhares
de anos em todo o mundo de diferentes formas.Adivinhação Ifa é uma forma tradicional de resolver
problemas. Adivinhação ajuda a explicar por que certas desgraças que estão acontecendo alguém. Por exemplo, se alguém na família está doente.seria a ajuda de um adivinhos chamado babalawo (pai da sabedoria antiga). A função do adivinho Ifá é determinar a motivos que estão causando o infortúnio de uma pessoa. Ele faz isso através da realização de um ritual com a pessoa que revela a origem do problema.

A música ea dança sempre foram um importante  parte da cultura iorubá para aqueles que vivem na Nigéria
bem como na diáspora. Iorubá música e dança são usadas para muitas ocasiões diferentes na vida
tais como festas religiosas, ocasiões reais, e entretenimento.Iorubá música tradicional centra-se em iorubá
divindades. Bateria e canto são os principais elementos de música iorubá. Instrumentos como sinos de metal
e instrumentos de sopro são usados ​​às vezes. Iorubá é uma língua tonal. As palavras devem ser
pronunciada no tom apropriado.
             


7 comentários: